2022-08-08T17:13:17+03:00

Apostila das Ações Formativas do Projeto de Desenvolvimento Sustentável no Sertão Alagoano

Produto do Canal da Cidadania (projeto indicado pelo Senador Rodrigo Cunha, com recursos do MAPA e executado pelo IABS). O projeto Desenvolvimento Rural Sustentável no Sertão Alagoano tem como objetivo a criação de alternativas de trabalho e renda no ambiente rural para as populações circunvizinhas ao Canal do Sertão, por meio de assistência técnica com o desenvolvimento de modelos socioprodutivos, agricultura resiliente, tecnologias sociais e comercialização dos produtos. Esta oficina formativa é parte importante da trajetória do projeto para encontrar soluções sustentáveis para a geração de renda e inserção no mercado. Este material será guia para aprendizado de técnicas e práticas para a melhoria da produção rural.

Autores: Ana Cláudia de Almeida e Marina Aparecida Lima

ISBN: 978-65-87999-30-2

Brasília – DF, 2022

Download
2022-08-08T16:59:21+03:00

As Ações de Pesquisa e Desenvolvimento

Projeto Rural Sustentável – Cerrado

Este livro faz parte do Projeto Rural Sustentável – Cerrado (PRS – Cerrado), que tem como grande desafio a mitigação das emissões de gases de efeito estufa (GEEs), ao mesmo tempo em que busca aumentar a renda e a sustentabilidade de pequenos e médios produtores e produtoras rurais no bioma Cerrado. O projeto é fruto de parcerias importantes: Governo do Reino Unido, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) e Associação Rede ILPF, por meio da Embrapa, além de inúmeros produtores e produtoras rurais de diversas outras instituições. Todos com o objetivo de buscar uma agropecuária sustentável e de baixa emissão de carbono no Cerrado, com foco nos estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Autores: Ana Carolina Barbosa do Canto, Gabriel Souza Martins, Marcella da Silva Maia Vidal, Natassia Magalhães Armacolo, Renato de Oliveira Marques

ISBN: 978-65-87999-31-9

Brasília – DF, 2022

Download
2022-08-08T17:00:21+03:00

Curso Introdutório Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Rural Sustentável no Cerrado

O Curso Introdutório Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Rural Sustentável é um instrumento para EAD do Programa de Capacitação do PRS – Cerrado, composto por 3 módulos acompanhando aula a aula. O Curso Introdutório trata do Desenvolvimento Rural Sustentável e Agropecuária de Baixa Emissão de Carbono, Conservação e Produção Sustentável no Cerrado, Mudanças Climáticas, e a Agenda Global de Sustentabilidade. O objetivo do curso é contribuir no debate de mitigação das emissões de gases de efeito estufa (GEEs), ao mesmo tempo em que busca aumentar a renda e a sustentabilidade de pequenos e médios produtores e produtoras no bioma Cerrado.

Autores: Sílvia Laine Borges, Marco Antonio A. de Lima, Melissa Volpato Curi, Luis Tadeu Assad, Maria Suárez Bonet, Denise Paiva Agustinho, Renato de Aragão R. Rodrigues, Marcela C. Guilles da Conceição

ISBN: 978-65-87999-32-6

Brasília – DF, 2022

Download
2021-11-17T13:33:49+03:00

7º Seminário e 6º Curso Internacional de Convivência com o Semiárido

Experiências e troca de saberes

Esta publicação está inserida no contexto do 7º Seminário e 6º curso internacional de convivência com o semiárido, realizados no fim de 2020 e primeiro semestre de 2021. Em um formato inovador e híbrido, durante o evento foi possível discutir temas para pensar o futuro do semiárido de forma sustentável e inclusiva. Tudo isso de forma virtual e nos polos presenciais em três estados do Nordeste: Alagoas, Pernambuco e Sergipe. Este livro apresenta a publicação de 30 trabalhos científicos, os quais trazem uma produção de conhecimento territorializada e com a potência das diferentes realidades locais. Essa é uma produção que devolve à sociedade a força para pensar caminhos sustentáveis para o semiárido, considerando as especificidades de tantas diferentes regiões. O conhecimento aqui presente busca o compartilhamento de múltiplos saberes de uma produção de conhecimento voltada para a emergência urgente de sociedades sustentáveis.

Organizadores(as): Roberta Roxilene dos Santos, Adélia Alencar Brasil, Klaus Ludwig Schilling Maciel e Luis Tadeu Assad

ISBN: 978-65-87999-23-4

Brasília – DF, 2021.

Download
2021-11-09T18:27:26+03:00

Rediscovering The Rural Family

Participatory methods for female empowerment and the social inclusion of youth

This book aims to present the actions of the Sustainable Rural Project (PRS) – Atlantic Forest and Amazon, that aimed at valuing and strengthening the role of women and youth in the Brazilian agriculture. PRS Atlantic Forest and Amazon contributes in many ways to addressing major changes in Brazilian agriculture, whether by protecting, restoring and managing natural resources sustainably, or by increasing the resilience of ecosystems and the services they provide. This book brings us not only the results of the Low-carbon Agriculture Project, but also tells us about the philosophy adopted, which steered each step taken by the executing team. This book shows us that the project dared to put into practice actions aimed at all dimensions of sustainability, including the affective.

Authors: Melissa Curi, Gabriela Litre, Marília Ramos, Roberta Roxilene dos Santos, Luís Tadeu Assad e Barbara Brakarz.

ISBN: 978-65-87999-22-7

Brasília – DF, 2021.

Download
2021-11-09T18:38:08+03:00

Redescobrindo a Família Rural

Métodos participativos para o protagonismo feminino e a inclusão social dos jovens no campo

Este livro apresenta as ações do Projeto Rural Sustentável (PRS) – Mata Atlântica e Amazônia, que teve como um dos objetivos valorizar e fortalecer o papel da mulher e do jovem na agricultura brasileira. Esta publicação nos traz não apenas os resultados do Projeto, mas nos fala da filosofia adotada, que norteou cada passo da equipe executora. E nos mostra que o PRS – Mata Atlântica e Amazônia ousou pôr em prática ações voltadas para todas as dimensões da sustentabilidade, inclusive a afetiva.

Autores: Melissa Curi, Gabriela Litre, Marília Ramos, Roberta Roxilene dos Santos, Luís Tadeu Assad e Barbara Brakarz.

ISBN: 978-65-87999-21-0

Brasília – DF, 2021.

Download
2021-10-19T13:18:38+03:00

Folder: Inovação com Propósito

Mais de 1500 famílias vivem no bairro Vergel do Lago, em Maceió, em situações de extrema vulnerabilidade social. O principal sustento vem da atividade de extração, processamento e venda do sururu, um marisco altamente apreciado em Alagoas. Essa atividade gera até 5 toneladas de cascas como resíduos a cada dia, e a partir do projeto Maceió Mais Inclusiva Através de Economia Circular, foram concretizadas importantes inovações que deixaram um legado de impacto para a população local. Desta forma, o presente folder, desenvolvido dentro do âmbito do projeto, tem como objeto apresentar estas inovações.

Conteudista: Eric Sawyer

Brasília – DF, 2021

Download
2021-10-19T13:18:19+03:00

Folder: Entreposto Do Sururu

O presente folder foi feito dentro do âmbito do Projeto Maceió Mais Inclusiva e tem objetivo de explicar a temática em torno do Entreposto do Sururu. O Entreposto está localizado às margens da Lagoa Mundaú, no Vergel. É um espaço com área de cerca de 146,6 m², utilizado para o beneficiamento das conchas de sururu e fabricação dos produtos desenvolvidos com a matéria-prima, como o Cobogó Mundaú. Ele foi viabilizado por meio de Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o IABS e a Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Conteudistas: Laís Bahamondes, Mariana Resende e Eric Sawyer

Brasília – DF, 2021

Download
2021-10-19T13:17:56+03:00

Folder: Selo Produto de Origem da Socioeconomia Circular

O presente folder foi feito dentro do âmbito do Projeto Maceió Mais Inclusiva e tem como objetivo explicar a temática em torno do Selo Produto de Origem da Socioeconomia Circular. Este selo é um instrumento inovador, fruto do trabalho coletivo em conjunto com toda a comunidade e em prol dela mesma. É com ele que quem compra tem a certificação de que aquele produto, além de ajudar na proteção ao meio ambiente e preservar a biodiversidade, promove impactos sociais e econômicos para a comunidade que oferece a matéria – prima.

Conteudistas: Laís Bahamondes, Mariana Resende e Eric Sawyer.

Brasília – DF, 2021

Download
2021-10-19T13:17:30+03:00

Maceió Mais Inclusiva: o novo ciclo das cascas de Sururu.

O Projeto Maceió Mais Inclusiva tem como objetivo a melhoria da qualidade de vida da população do Vergel do Lago, em Maceió, por meio da implementação de modelos de socioeconomia circular nas etapas e processos da cadeia produtiva do sururu, que inclui a extração, processamento e venda do molusco, atividades tradicionalmente exercidas na região. A presente cartilha representa, através de uma história dinâmica, a atuação do Projeto na comunidade do Vergel. Enfatizando que durante sua execução, foram desenvolvidos produtos, alternativas e oportunidades voltados para a geração de benefícios sociais, ambientais e econômicos para a comunidade, como por exemplo, o reuso das conchas de sururu descartadas como matéria-prima de outros produtos, como o Cobogó Mundaú.

Texto e organização: Laís Bahamondes

ISBN: 978-65-87999-12-8

Brasília – DF, 2021

Download