2018-02-20T16:23:36+03:00

Sustentabilidade e sugestões de boas práticas na realização de eventos em Maceió

O livro é fruto de um compromisso mútuo entre a Secretaria Municipal de Turismo de Maceió e o Maceió Convention & Visitors Bureau e traz um olhar atendo sobre o segmento do turismo de negócios do país, assim como para as boas práticas na área. O conteúdo aborda os impactos positivos e negativos gerados por esses eventos, além de apontar práticas de sustentabilidade e referências neste segmento.

Autora: Vaniza Schuler
Organizadora: Marcela Pimenta Campos Coutinho.
ISBN: 978-8564478-57-2
Brasília – DF, 2016 (mais…)

2018-01-25T16:03:24+03:00

Um olhar sobre o turismo de Maceió – Oferta x Demanda (Resumo Executivo)

A publicação “Um olhar sobre o turismo de Maceió: oferta x demanda” é o resultado de uma pesquisa realizada pela Semptur em 2015 com foco em realizar um verdadeiro diagnóstico do turismo na capital, através de um levantamento dos atrativos, serviços e equipamentos turísticos oferecidos na cidade. O estudo realizado em parceria com o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade – IABS irá subsidiar o poder público de informações estratégicas para fomentar novas políticas públicas de desenvolvimento do turismo no destino.

Organizadores: Marcela Pimenta Campos Coutinho e Jannyne Lima de Meira Barbosa
1ª Edição
Brasília-DF, 2016 (mais…)

2018-01-25T16:13:25+03:00

Planejando o Destino Caminhos do São Francisco

O livro é o segundo da Série Dinamização e Sustentabilidade do Baixo São Francisco. A publicação é fruto do Projeto de Dinamização e Sustentabilidade do Turismo no Baixo São Francisco nos Estados de Alagoas e Sergipe faz parte de um conjunto de esforços por parte do Governo do Estado de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) através do Fundo Multilateral de Investimentos (Fumin), da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecdi ) e do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS). O resultado é a apresentação de um processo de auto conhecimento compartilhado, que permitiu a construção de relações, a integração de negócios e a clareza necessária sobre as possibilidades do que pode ser fortalecido e dos rumos que devem ser seguidos, dessa vez, com a força do coletivo impulsionando seu próprio desenvolvimento e recebendo o apoio necessário para isso.

Autores: Isabela Rosa Sette et al.
Organizadores: Jannyne Barbosa e Luís Tadeu Assad
1ª Edição
ISBN: 978-85-64478-49-7
Brasília-DF, 2015 (mais…)

2018-02-20T17:04:32+03:00

Economia Solidária e Turismo: Uma avaliação da experiência de incubação de cooperativas populares na cadeia produtiva do turismo na Região Nordeste do Brasil

A livro aborda a relação entre Turismo e Economia Solidária e trata do turismo como um possível atenuador da pobreza no Brasil, desde que a economia solidária seja o modo de produção dos bens e serviços utilizados por turistas. A obra integra a Série Cooperação Brasil-Espanha para o Turismo Sustentável, as quais trazem resultados de estudos e ações desenvolvidos a partir do Acordo de Cooperação firmado entre o Ministério do Turismo e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento – AECID, em parceria com o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade – IABS para a execução das ações.

Autor: Rodrigo Ramiro
ISBN: 978-85-99827-09-3
Brasília-DF, 2010 (mais…)

2018-02-20T18:04:02+03:00

Zoneamento Turístico do Baixo Rio São Francisco no Estado de Alagoas

O livro é o primeiro da Série Dinamização e Sustentabilidade do Baixo São Francisco. Essa publicação visa agregar conhecimentos sobre a região do Baixo São Francisco e propor ferramentas para um novo modelo de ordenamento territorial, fundamentado na metodologia do Zoneamento Ecológico-Econômico, com foco para o desenvolvimento do turismo. O zoneamento da região do Baixo São Francisco contempla aspectos econômicos, ambientais, sociais, culturais e jurídico-institucionais, a fim de conduzir uma relação sustentável entre a sociedade e o ambiente natural.

Autores: Katia de Castro de Matteo, Eraldo Matricardi, José Salatiel Rodrigues Pires e Juan Carlos Matamala
Organizadores: Carla Gualdani, Luís Tadeu Assad e Polyana Cristina Paro
1ª Edição
ISBN: 978-85-64478-08-4
Brasília-DF, 2013 (mais…)

2018-01-25T16:59:03+03:00

Plano Municipal de Turismo de Camanducaia – MG (2014-2017)

O Plano Municipal de Turismo de Camanducaia – MG é uma ferramenta de planejamento que consiste na construção de um documento no qual são definidas as estratégias de desenvolvimento turístico do destino, bem como as diretrizes, programas e projetos a serem executados.

Autores: Isabela Rosa Sette, Mauro Knupfer Coutinho, Marcela Pimenta Campos Coutinho e Gláucia Beatriz de Oliveira Borba
1ª Edição
ISBN: 978-85-64478-27-5
Brasília-DF, 2014 (mais…)

2018-01-25T18:21:33+03:00

O Relato da Experiência dos Cursos de Espeleoturismo para Guias e Condutores na Região da Bacia do São Francisco

Este livro tem o propósito de contar a experiência do projeto e trazer conceitos correlatos à área do espeleoturismo. A publicação foi estruturada em cinco capítulos, sendo eles: introdução, meio ambiente e espeleologia, noções em condução e primeiros socorros, turismo e sustentabilidade e considerações finais. O primeiro e o último capítulos fazem uma apresentação do projeto e apresentam seus aspectos positivos e pontos a melhorar, respectivamente. Os três capítulos intermediários trazem a teoria relacionada ao trabalho do condutor e relata a experiência do projeto, fazendo uma conexão entre os aspectos teóricos e práticos

Autoras: Marcela Pimenta Campos Coutinho, Patrícia Reis Pereira e Isabela Rosa Sette
1ª Edição
ISBN: 978-85-64478-30-5
Brasília-DF, 2014 (mais…)

2018-01-25T18:34:26+03:00

Curso de Capacitação para Guias e Condutores de Espeleoturismo – Módulo III – Organização comunitária e Agenda Local 21 – A Construção de um turismo sustentável

O projeto “Curso de Capacitação para Guias e Condutores de Espeleoturismo” tem por objetivo capacitar condutores de espeleoturismo do alto, médio e baixo São Francisco em temas relacionados ao meio ambiente, cultura, espeleologia, normas de segurança e gestão do turismo para assegurar experiências sustentáveis e de alta qualidade nas visitas turísticas em cavernas. A apostila do módulo III aborda temas sobre Turismo e Sustentabilidade e Gestão Turística.

Autores: Jussara Maria Rocha e Mauro Knüpfer Coutinho
1ª Edição
Brasília-DF, 2013 (mais…)

2018-01-25T19:04:30+03:00

Curso de Capacitação para Guias e Condutores de Espeleoturismo – Módulo I – Meio Ambiente, Cultura e Espeleologia

O projeto “Curso de Capacitação para Guias e Condutores de Espeleoturismo” tem por objetivo capacitar condutores de espeleoturismo do alto, médio e baixo São Francisco em temas relacionados ao meio ambiente, cultura, espeleologia, normas de segurança e gestão do turismo para assegurar experiências sustentáveis e de alta qualidade nas visitas turísticas em cavernas. A apostila do módulo I aborda temas sobre Meio Ambiente, Cultura e Espeleologia.

Autores: Heros Augusto Santos Lobo, Luís B. Piló, Augusto Auler, Rodrigo Lopes Ferreira e Cristiano Fernandes Ferreira
1ª Edição
Brasília-DF, 2013 (mais…)

2018-01-25T19:09:46+03:00

Curso de Capacitação para Guias e Condutores de Espeleoturismo – Módulo II – O trabalho do Monitor • Condutor ambiental segurança e Primeiros socorros

O projeto “Curso de Capacitação para Guias e Condutores de Espeleoturismo” tem por objetivo capacitar condutores de espeleoturismo do alto, médio e baixo São Francisco em temas relacionados ao meio ambiente, cultura, espeleologia, normas de segurança e gestão do turismo para assegurar experiências sustentáveis e de alta qualidade nas visitas turísticas em cavernas. A apostila do módulo II aborda temas sobre noções em condução turística/segurança e Primeiros Socorros.

Autores: Edner Brasil e Márcio Rocha Dias
1ª Edição
Brasília-DF, 2013 (mais…)